November 6, 2014

A era da multitela

Com o advento das redes sociais na vida das pessoas, o mundo mudou a maneira como interagimos, bem como falamos e nos expressamos. Atualmente novas palavras surgem na linguagem cotidiana como: "Hashtag", "Trending Topics", "Seguidores", "Face", "Tweet", "Timeline", "Avatar" and "Retweet", entre muitas outras.

Além da chegada das redes sociais que impregnaram a sociedade, os hábitos quando estamos sentados e assistindo TV e dividindo o momento, também têm mudado. 

Hoje podemos falar da "multitela" na vida das pessoas, porque tudo que fazemos e dizemos é endereçado a "muitos fãs" expondo ideias, atitudes ou reclamações nos espaços e não com as pessoas a nosso redor. Assim como olhamos diferentes programas de televisão também seguimos por vários canais cibernéticos. 

A própria televisão deu o caminho. A transmissão dos programas em pequenas telas geram conteúdo para que os usuários das plataformas de redes sociais possam discutir como produtores de televisão. Considere, por exemplo, um desastre de avião. Nestes casos, as imagens feitas pelos próprios passageiros e testemunhas são muitas vezes exibidos na televisão para ilustrar a história. 

Esta realidade está tornando a televisão mais democrática com as redes sociais, permitindo que os  espectadores e à televisão possam fazer a comunicação em tempo real.

Por isso dizemos que o usuário-expectador se tornou um elo vital na cadeia da comunicação porque não é mais um mero receptor de todo o conteúdo, mas também um produtor de muitos dos temas abordados.